Tecnologias para um RH inovador e digital em 2021

As atividades de gestão de pessoas são parte fundamental da vida das companhias, especialmente com as incertezas trazidas pelapandemia. Dentro desse cenário, duas necessidades se impõem aos setores de RH: tornarem-se inovadores e usuários do que há demais eficiente em termos de ferramentas tecnológicas.

A Covid-19 trouxe um novo elemento para a realidade das empresas, que foi a adoção do home office, antes visto com suspeita por alguns gestores.Segundo estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em outubro do ano passado 7,6 milhões de trabalhadores estavamexercendo suas atividades profissionais à distância. Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que lideram o ranking.

Esse modelo de trabalho, que tende a ser adotado de forma parcial ou integral por muitas empresas, exige uma atenção maior com o colaborador, o que torna necessário o auxílio de uma importante aliada: a tecnologia. Para Marcello Porto, vice-presidente da LG lugar de gente, ela se provoufundamental ao tornar o trabalho remoto mais eficiente para colaboradores e companhias.

“Agora, a necessidade é planejar as soluções que deverão ser adotadas nos próximos anos para que os benefícios sejam perceptíveis a longo prazo e asempresas e funcionários desfrutem de um RH inovador, que seja capaz de engajar o time com a cultura da organização”, argumenta.
Segundo o especialista, soluções para onboarding, treinamentos, gestão de ponto e autoatendimento estão entre as tendências para 2021. “Asempresas também realizaram contratações remotamente nesse ano e essa realidade deve persistir. O desafio é receber o novo funcionário e transmitirtodos os valores da empresa, cultura, identificar as lacunas de habilidades e desenvolvê-las no ambiente digital”, explica Porto, que lista abaixo o que eleconsidera soluções essenciais para um RH inovador.

Game corporativo
Seja para dar as boas-vindas ao novo colaborador ou identificar gaps que precisam ser solucionados, os jogos são uma excelente ferramenta paraoferecer conteúdo aos funcionários. A solução traz a possibilidade de personalização segundo a necessidade que necessita ser suprida, podendo servirpara levar informação sobre a política corporativa da empresa ou para um treinamento, para ensinar uma nova habilidade que o colaborador precisadesenvolver dentro de uma função.
Independentemente da necessidade, o game corporativo está apto a mapear conhecimentos, identificar perfis, comparar habilidades, gerar trilhasadaptativas e capacitar pessoas.

Feedback
A avaliação de desempenho é fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores e não precisa ser realizada presencialmente para ser eficaz. Comuma tecnologia voltada para essa finalidade, é possível realizar um feedback orgânico, fluido e em tempo real. A ferramenta torna o processo deavaliação de desempenho mais estimulante para o colaborador e ao mesmo tempo traz resultados concretos para a empresa.

Autoatendimento
O autoatendimento é uma estratégia das companhias para reduzir custos, ser mais eficiente e dar autonomia aos colaboradores. A solução, que pode serum aplicativo ou chatbot, aumenta a produtividade, desafoga o RH das atividades operacionais e dá ao funcionário a liberdade de consultar férias ebenefícios, por exemplo, a qualquer hora, de qualquer lugar, sem a necessidade de acionar a área de gestão de pessoas.

Ponto eletrônico
A gestão de ponto eletrônico, que já era muito utilizada no modelo de trabalho presencial, pode ser totalmente adaptada para o home office. Soluçõesde controle de ponto remoto permitem ao gestor reunir na nuvem informações de entrada e saída sem a interferência manual, eliminando a ocorrênciade erros no fechamento da folha de pagamento.

Fonte: https://revistamelhor.com.br/tecnologias-para-um-rh-inovador-e-digital-em-2021/

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