O RH Estratégico é aquele que tem suas estratégias plenamente alinhadas com a estratégia da organização. É aquele que conhece profundamente onegócio e atua para aumentar o desempenho e os resultados da empresa. Como ele faz isso? Mantendo o foco na estratégia da empresa, nas pessoas, enão em seus próprios processos.
Quando o RH tem esse viés, as atividades de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e remuneração são todas planejadas e executadasestrategicamente. Isso tudo somado à participação do RH nas tomadas de decisão da empresa, faz com que o RH contribua para o engajamento eprodutividade dos colaboradores, aumentando consequentemente a lucratividade da organização, já que possui estratégias de atração e retenção detalentos, formação e fortalecimento de equipes de alto rendimento, além de planos para o desenvolvimento e crescimento de cada colaborador.
O impacto real do RH Estratégico
O impacto direto das boas práticas de RH no desempenho do negócio foi confirmado pela pesquisa realizada pelo Top Employers Institute em parceriacom o HR Certification Institute, realizada em 2016. Para o estudo, foram analisadas companhias que atuam em nove países, incluindo o Brasil,considerando uma série histórica dos resultados das mesmas e índices de nove bolsa de valores diferentes.
Para o estudo, foram comparadas empresas certificadas em melhores práticas de gestão de pessoas com empresas similares em tamanho, complexidade,indústria e cobertura geográfica sem a certificação. Foram analisados três aspectos: valor acionário, crescimento de receita e percepção da marcaempregadora.
Nos resultados, verificou-se que os preços das ações das empresas com boas práticas de RH tiveram desempenho em média 51% superior do que asdemais, bem como a receita dessas organizações foram em média 14% maior. Em relação à percepção da marca empregadora, foram analisadas algumasplataformas nas quais os colaboradores podem avaliar a empresa na qual trabalham anonimamente. As companhias que têm boas estratégias de RHestão até 5 pontos à frente das demais.
O que ficou claro com o estudo é que quando o RH tem um posicionamento estratégico e boas práticas de gestão de pessoas, ele contribui para que aempresa alcance melhores resultados financeiros e tenha colaboradores mais satisfeitos e engajados.
Os pilares para desenvolver um RH Estratégico
Se você deseja desenvolver um RH Estratégico na sua organização, atente-se aos pilares abaixo:
Atualização e Automação. Muitas ferramentas de tecnologia estão disponíveis para auxiliar o profissional de RH a se tornar mais estratégico, masainda é possível observar certa relutância em deixar a tecnologia entrar nesse setor. Então o primeiro pilar diz respeito à atualização relacionada àstendências da tecnologia, deixando o trabalho operacional com ela e permitindo que o ser humano fique livre para ser mais estratégico. Um bomexemplo é o uso de softwares no recrutamento e seleção, que podem ajudar em atividades como divulgação de vagas e triagem de currículos.
Atração e Retenção de Talentos. Um dos maiores diferenciais das empresas são as pessoas que fazem parte dela. Por isso, além de selecionar ostalentos, é preciso criar estratégias para que eles tenham interesse em permanecer na organização. Isso pode acontecer por meio de um modelo degestão por competências, por exemplo.
Desenvolvimento de Líderes e Equipes. De nada adianta ter vários talentos dentro da empresa se eles não souberem trabalhar em conjunto. Então,além de investir na integração dos colaboradores e no desenvolvimento dos times, é importante que as funções sejam claras e que os objetivos sejambem definidos. Também é fundamental que os líderes recebam constante desenvolvimento a fim de acompanhar e desenvolver o seu time para entregarcada vez mais e melhores resultados para a organização.
Conhecimento do Negócio. Esse pilar é extremamente importante. Um RH só será considerado estratégico se conhecer a fundo o negócio da empresa,o cenário atual no qual ela está inserida, suas metas, sua visão, seu propósito. Precisa também conhecer os processos, objetivos e desafios de cada setor.Precisa conhecer o dia a dia de cada funcionário e estabelecer uma comunicação clara e aberta com todos. O RH precisa ter uma cadeira na mesa dastomadas de decisão, precisa ter conhecimento dos números da empresa e deve transmitir a identidade e a cultura da mesma por meio das suas ações.
Desejamos que o seu RH seja realmente estratégico e que, como profissional da área, você crie estratégias para usar o melhor de cada colaboradorvisando o melhor para a organização! Sucesso!