O mundo está em constante transformação. O modo de nos comunicarmos, de nos locomovermos, de pedirmos comida, de adquirirmos produtos… tudo mudou! Com o nosso modo de trabalhar, não poderia ser diferente!
A evolução da relação com o trabalho
Antigamente, a expectativa tanto dos profissionais quanto das empresas, era que as pessoas passassem anos a fio trabalhando no mesmo lugar. Talvez avida inteira, até a tão sonhada aposentadoria. O mercado de trabalho era relativamente estável – e as pessoas buscavam e desejavam tal estabilidade.
Com o passar do tempo, o “pra sempre” foi ficando cada vez mais distante, até se tornar praticamente impossível, como é nos dias de hoje.
A partir do momento que a estabilidade deixou de existir, as pessoas passaram a exigir mais das suas organizações: querem estar envolvidas em algo quetenha um significado maior, querem trabalhar para uma organização que tenha um grande propósito, e estão dispostas a se comprometer com ele.
E não é apenas a nova geração que pensa dessa forma, os mais experientes também sentem esse ‘chamado’ para algo maior, que o movimente… que oengaje.
O papel do RH
Considerando tudo isso, o profissional de RH precisa acompanhar de perto (e antecipar) essas mudanças de comportamento do mercado e dosprofissionais. Ele é o maior responsável por intermediar essa troca que acontece entre empresa e funcionário. A empresa valoriza resultados,competitividade, destaque no mercado. O funcionário, por sua vez, valoriza seu salário, oportunidades de crescimento, desenvolvimento pessoal e estarconectada ao propósito da empresa.
Saber intermediar esses interesses e essa troca tão valiosa e, de certa forma, intangível, é o grande desafio e a grande responsabilidade do RH.
Mas, para conseguir dar conta dessa demanda, é preciso que os profissionais de RH se reinventem e saibam exatamente o que precisam fazer paracontribuírem de forma efetiva com as suas organizações.
Competências do profissional de RH do Futuro
Pensando nisso, quatro grandes nomes do setor (Dave Ulrich, Jon Younger, Wayne Brockbank e Mike Ulrich) realizaram uma pesquisa com mais de vintemil participantes em todo o mundo, para descobrir o que significa ser um profissional de RH eficiente na atualidade.
Identificaram as competências principais, que, se desenvolvidas, tornam o profissional capaz de responder a questões do negócio e contribuir para odesenvolvimento sustentável.
Aqui estão algumas delas:
Parceiro Estratégico – profissionais que conseguem identificar as tendências externas (sociais, econômicas, tecnológicas…) e as expectativas dosstakeholders e traduzi-las em ações internas.
Desenvolvedor de Capacidades Organizacionais – profissionais que conseguem unir as habilidades individuais em torno de um objetivo comum.As capacidades organizacionais são a essência da cultura da organização, o que a diferencia no mercado. Como exemplos dessas capacidadestemos “atendimento ao cliente, velocidade, qualidade, eficiência, inovação e colaboração”. Uma nova capacidade que surge é “a criação de umaorganização na qual os empregados encontram sentido e um objetivo em seus trabalhos”. Dessa forma, cabe aos profissionais de RH auxiliar osgestores a criarem significados que reflitam os valores dos colaboradores.
Campeão de Mudanças – são campeões de mudança os profissionais de RH que fazem com que a capacidade de mudança da organizaçãoacompanhe ou lidere a velocidade das mudanças externas. Para isso, eles deixam claro a importância da mudança, superam as resistências,engajam as partes interessadas, articulam decisões e institucionalizam a mudança por meio de processos integrados e sustentados.
RH Inovador e Integrador – profissionais que conhecem as principais novidades e insights relacionados ao capital humano, gestão dedesempenho, desenho organizacional e comunicação. Além de conhecer, devem gerar, a partir disso, ações práticas e integradas para alavancar osresultados do negócio.
Proponente Tecnológico – profissionais que sabem a melhor forma de usar a tecnologia para obter informações, eficiência e fortalecer orelacionamento entre os colaboradores e com o mercado.
Depois de ler isso, você tem a sensação que já ouviu falar sobre essas competências? Sim, nos últimos anos elas estão sendo ditas por várias revistasespecializadas, livros, em palestras, mas pq então ‘chover no molhado’, falar ‘mais do mesmo’… Porque elas ainda não estão sendo aplicadas, comexceção de algumas profissionais, a grande maioria passa o grande parte do seu tempo lutando contra as grandes demandas de trabalho que não paramde chegar.
Então não aguarde que sua empresa mude, que seu RH mude. Fica aqui nossa sugestão para que seja você o agente de mudança, senão para suaempresa para a sua carreira e faça isso ainda hoje.
E para fechar deixo uma reflexão: Que efeitos você quer provocar como profissional de RH?
REFERÊNCIAS:
THE RBL GROUP.
As Novas Competências de RH: Parceria de Negócios de Fora para Dentro, 2011, 8p.
SIMÕES, M. 7 reflexões para o RH se reinventar em 2019.
Você RH, 2019. Disponível em https://exame.abril.com.br/negocios/7-reflexoes-para-o-rh-se-reinventar-em-2019/