Você já parou para pensar quantas vezes ao final do seu dia, da sua semana, do seu mês… você usou ou usa a frase: “não deu tempo”, ou, “nem vi o tempo passar”? Pois é, já é sabido que o tempo tem sua medida, a quantidade de horas que temos em um dia se repete – são 24 horas…
Alguma surpresa até aqui? Imagino que não…
Então, por que, mesmo tendo essa medida e consciência em relação ao tempo, ainda nos pegamos repetindo frases como: não tive tempo, ou, queriatanto fazer aquela aula experimental de Yoga, mas, que tempo que eu tenho? Vou ter que ficar até mais tarde no trabalho porque meu prazo encerrahoje e não deu tempo de terminar.
No dia a dia de trabalho, a maior parte de nós segue um padrão de 8 a 10 horas diárias, nesse exemplo, ao final da semana, trabalhamosaproximadamente 44 horas – A pergunta é: – Será que estamos utilizando essas 44 horas da melhor forma possível? Ou acabamos abrindo mão de maismomentos com a família, estudos ou de fazer algo por nós mesmos, porque essas 44 horas semanais não foram suficientes para realizar nossas entregas/ cumprir as expectativas e combinados?
A sensação de que estamos sempre correndo com os prazos, que a semana ou dia acabou mas o trabalho continua… é familiar para você? Ufa! Cansa sóde imaginar não é mesmo?
O que temos para fazer no dia seguinte, já começa com essa sobrecarga e acúmulo de trabalho que muitas vezes pode ser gerado por suas atitudes eescolhas. Sim, você é responsável.
A procrastinação, nos ocuparmos com mais coisas do que podemos (porque não aprendemos a dizer não, ou porque não construímos acordos quesejam viáveis para ambos os lados), ou ainda, o mais difícil, não pedimos ajuda e assumimos nossa vulnerabilidade para dizer: “Não vou dar conta desseprazo… podemos rever?”
Mas o que tem consumido nosso tempo – redes sociais, conversas pouco significativas, excesso de detalhes e preciosismo que acabam tomando umtempo desnecessário, apagando os famosos “incêndios”, a reunião de última hora e por aí vai…
E… lá se passaram mais 24 horas, e com isso, uma semana, um mês, um ano… o tempo passa, sim – a vida é que não pode passar junto com ele… lembre-se, o tempo é nosso amigo, ele já nos deu a dica de que temos 24 horas para viver o momento presente – a forma que nos ocupamos e distribuímosnossa atenção é que pode fazer toda a diferença. Lembre-se, o passado foi ontem e o futuro é amanhã, nós só vivemos no presente.
O autoconhecimento, além de alguns instrumentos, pode auxiliar a rever sua relação com seu amigo tempo… suas atitudes, suas crenças, a forma comovocê tem priorizado e preenchido suas 24horas, podem estar ocupando seu momento presente com mais qualidade de vida e de presença, ou não… valea reflexão.
