Gestores e equipes – 8 Atitudes do líder

8 atitudes que ajudarão você, gestor, a atingir os resultados esperados com a equipe que tem hoje

O dia a dia no mundo empresarial está cada vez mais dinâmico e ousado e por conta disso, deixamos de praticar o simples.

Provavelmente o que você lerá nesse post não é novo. Você já deve ter ouvido falar, lido, aprendido em treinamentos e até mesmo colocado em prática,só que na dinâmica do dia a dia, acabou passando despercebido e até esquecido. Isso é uma pena, pois pode estar-lhe custando muitas horas detrabalho, noites sem dormir direito, stress e pouco resultado efetivo.

A busca por ferramentas milagrosas, ousadas, complexas e o uso de modismos em gestão de pessoas é, para mim, uma busca incansável para encobrirburacos deixados pela má gestão das pessoas.
Essa busca faz com que o mundo corporativo deixe de olhar para o simples e coloca-lo em prática. Isso mesmo! É simples gerir pessoas! É simples atingiros resultados com a equipe que você tem hoje. Não estou dizendo que é fácil, mas sim que é simples.

Por em prática a simplicidade, na maioria das vezes, exige autoconhecimento, humildade e desapego, o que por experiência própria nem sempre é fácil.

O simples requer uma mudança diária no comportamento do líder, essa mudança será vista pela equipe e terá o “efeito espelho”.

Dentro da minha experiência com o Coaching e como Gerente de RH, tive oportunidade de observar essas mudanças e o reflexo positivo que ela gera,não só na equipe, mas também nos pares, nas pessoas que estão à volta. Também tive a oportunidade de observar essas mudanças nas equipes com asquais trabalhei.

Em qualquer empresa, indiferente da atividade econômica, posso afirmar que a equipe primeiramente trabalha para o seu gestor e depois para aempresa. Se o profissional admira e respeita o seu líder, se ele é reconhecido e sabe que faz a diferença para a equipe na qual está inserido, dará o seumelhor na busca de qualidade e resultado.

Ao ler você pode estar pensando: “Falar ou escrever é fácil! Quero ver na prática, no dia a dia, na loucura que é minha área e a pressão que eu passo todo dia!”

Se você pensou nas dificuldades de por em prática, fico feliz, pois devo ter plantado uma sementinha de dúvida ou de vontade.

Uma sugestão para você é: comece com uma das dicas. Coloque-a em prática por uma ou duas semanas e depois passe para uma outra. Aos poucos,você observará a mudança no seu comportamento e consequentemente no comportamento da sua equipe.

Todos nós gostamos de ser vistos e reconhecidos, de saber que fazemos a diferença no ambiente que estamos, principalmente se esse ambiente for oprofissional.

Vamos às dicas:

1 – Conheça as pessoas que trabalham na sua equipe.
Quando digo conhecer, é realmente saber quem é aquela pessoa que trabalha com você.
Descubra o cada um gosta de fazer e o que não gosta, tanto no trabalho como nas horas em que está de folga. Aqui você pode até cogitar, quandopossível, fazer um remanejamento de atividades.
Faça perguntas sobre a família, de como passaram o final de semana, as férias. Essa ação mostrará que você importa se com ele.

2 – Esteja fisicamente próximo da sua equipe
Converse com as pessoas que fazem parte da sua equipe. Vá até a sala deles ou até a mesa onde eles trabalham. Esteja diariamente em contato com eles.Pergunte de forma informal sobre a evolução dos projetos, em que estão trabalhando, ou sobre as atividades diárias.
Faça cada um sentir-se importante. Fale que ele faz a diferença para a sua equipe. Demonstre que o trabalho de cada um é importante e reconhecido.

3 – Autoconhecimento
Como líderes somos “espelho”. A nossa equipe fará exatamente o que permitimos e acreditamos. O autoconhecimento evita os “boicotes”.
Busque formas de conhecer o que te motiva, e também o que faz você sentir algumas emoções indesejadas e que te atrapalham na gestão da suaequipe. O autoconhecimento pode vir através de leituras, treinamentos comportamentais, terapias, Coaching e outros.
Sempre digo que nós não temos a capacidade de mudar o outro. A mudança parte de nós, e quando mudamos um comportamento antes indesejado eque nos fazia mal, aí sim, mudamos a nossa relação com o outro.

4 – Trate todos da mesma forma
É normal termos mais afinidades com uma pessoa e menos com outra. Quando falamos de equipes, é importante deixar essas afinidades de lado e dar omesmo peso e valor a todos. É como um time de futebol, não importa a posição, todos são importantes e a ausência de um acarretará na possívelderrota na partida. Trabalhos coletivos geram mais resultados que os individuais. Estrelas não conseguem ganhar uma partida sozinhos e a humildade fazparte do coletivo.

5 – Dê o feedback positivo aos olhos de todos
Os feedbacks positivos são formas de reconhecimento e valorização. Quando recebemos o reconhecimento nas pequenas e grandes conquistas,aprendemos a comemorar em conjunto. Essa ação gera em nós uma vontade de fazer cada vez melhor.

6 – Dê os feedbacks de melhorias em locais que não coloquem o profissional em exposição
Geralmente não estamos abertos para receber feedbacks de melhoria, e se eles forem realizados na frente de todos, nos fechamos e automaticamentenão aceitamos.
O feedback, seja ele de melhoria ou positivo, é importante ser sólido e verdadeiro. Busque exemplos no dia a dia que irão embasar o seu feedback.Pergunte se ele faz sentido para a pessoa que está recebendo, e como ela, juntamente com você, pode fazer para que esse “gap” seja amenizado oumelhorado.

7 – Faça reuniões com toda a sua equipe
Faça pelo menos uma reunião por mês com toda a sua equipe.
Nessas reuniões seja apenas o “maestro”, evite de falar. Estimule cada um a falar sobre o seu projeto, sobre as dificuldades encontradas e aprendizados.
Por experiência própria, você não precisa saber de tudo e opinar em tudo, a própria equipe encontrará a solução mais eficaz. Isso unificará a equipe e adeixará mais sólida. Você vai ficar surpreso com as soluções que aparecerão.
Nesse momento, você ficará a par de cada projeto e a equipe trocará ideias; e, em conjunto, descobrirão soluções para as dificuldades. Pode ser que umasolução auxiliará em mais de um problema. Quando falamos em voz alta as ideias surgem, e quando ouvimos o outro falar observamos se o que estásendo falado ou proposto também faz sentido para a dificuldade que estamos enfrentando.
Essas reuniões podem ser de 1 a 2 horas, não mais que isso. Sendo o “maestro” você ditará o tempo, e quando a reunião sair do foco, você deverá trazera equipe para o foco novamente.

8 – Abra espaço para as ideias e sugestões
Deixe a sua opinião de lado. Ouça o que a equipe propõe, valorize as sugestões. Discuta as sugestões em grupo e, quando possível, coloque-as emprática. Estimule a equipe a buscar soluções para os problemas. Eu garanto: eles encontrarão, e você ficará surpreso e orgulhoso das ideias que virão!
Seja aberto para novas ideias que venham da sua equipe e os apoie para colocá-las em prática.
Um bom líder é aquele que aproveita o melhor de cada um, e sabe que as conquistas são do grupo e não individuais.
Sucesso e gratidão!!!

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