Quase no final de 2018, é praticamente impossível pensar em uma empresa bem-sucedida – seja ela pequena, média ou grande – que não estejamarcando presença no mundo on-line.
A internet é um prato cheio para a divulgação de produtos e serviços. Ela facilita a conexão, análise e interação com o público-alvo, como tambémpermite que a empresa tenha um relacionamento direto e personalizado com seus clientes, respondendo a dúvidas e até possíveis insatisfações de formamais agilizada e assertiva.
Mas perde muita oportunidade a empresa que vê no mundo on-line um canal de comunicação apenas para clientes externos. Esse universo digitaloferece uma infinidade de opções para melhorar também a experiência do cliente interno, impactando diretamente os resultados e o desempenho detoda a organização.
A ajuda do mundo on-line no mundo organizacional vai desde a escolha dos melhores profissionais até o engajamento dos colaboradores e retençãodos talentos. Confira:
Recrutamento e Seleção
Na fase de recrutamento, as empresas podem contar com as redes sociais para divulgar não só as vagas, mas a cultura da organização e o que évalorizado pela mesma, buscando atrair profissionais que se identifiquem com esses parâmetros. Algumas empresas também usam aplicativos: oprofissional interessado faz download do app, se candidata à vaga de seu interesse e consegue monitorar o andamento do processo de seleção. Alémdisso, a inteligência artificial também realiza a triagem dos currículos, permitindo a otimização do tempo dos profissionais do RH.
Redes Sociais Corporativas
As redes sociais corporativas também podem contribuir para o preenchimento de vagas, visando o recrutamento e a gestão dos talentos que já estão naempresa. Além disso, essas redes contribuem para a interação dos profissionais, fazendo com que pessoas que trabalham em locais distantes possamconhecer umas às outras. Algumas empresas utilizam esses canais para criar fóruns de debates (saudáveis) entre seus colaboradores, além de incentivar oentretenimento e o contato mais “pessoal”, com concurso de receitas, por exemplo.
Essas redes também funcionam de forma muito positiva quando projetos da organização precisam ser debatidos à distância, pois desse modo é muitomais fácil monitorar a segurança de dados sigilosos.
Engajamento e Retenção de Talentos
De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, ainda em 2016, o celular se consolidou como principal meio de acesso à internet, chegando a 92%. Issosignifica que a maioria das pessoas está com a conectividade na palma da mão, tendo experiências interessantíssimas, muitas vezes fora do ambiente detrabalho. Mas os colaboradores não estão mais tão satisfeitos com essa dualidade: de um lado toda a velocidade digital; do outro lado, um trabalhocheio de processos lentos e burocráticos. Eles anseiam por uma experiência de trabalho tão atrativa e engajadora quanto às que podem viver fora dele.Por isso, aplicativos e sistemas que simplifiquem as informações, a comunicação interna e que facilitem feedbacks assertivos e em tempo real são cadavez mais bem-vindos e bem-quistos pelos profissionais.
Desenvolvimento e Capacitação On-line
Muito conhecimento está disponível de forma gratuita na web. Vídeos e artigos de grandes especialistas podem ser acessados com poucos cliques. Alémdisso, existem vários cursos gratuitos ou de baixo custo de investimento. Também existem plataformas que permitem que a própria empresa crie seustreinamentos, fazendo upload de vídeos e outros materiais que julgar interessante. Ou seja, nunca foi tão acessível cuidar e gerenciar o desenvolvimentode cada colaborador.
Flexibilidade
Outra grande contribuição do mundo on-line para o mundo organizacional é a possibilidade de flexibilizar o horário e o local de trabalho. Oscolaboradores podem exercer suas funções de casa, da praia, de outro país e no horário que for mais conveniente para eles, desde que tudo combinadopreviamente com a organização. O fato é que essa flexibilidade aumenta o senso de responsabilidade de cada um, bem como a satisfação por ter umemprego que contribui para o equilíbrio entre o pessoal e o profissional. E se precisar de reunião, opção é o que não falta. Inúmeras são as plataformasque permitem a realização de videoconferências entre duas ou mais pessoas.
E o RH?
Os profissionais do RH estão desbravando um mundo novo, um mundo em que a tecnologia é uma grande aliada para ajudar com que o tempo dessesprofissionais seja utilizado da forma mais efetiva possível, contribuindo para o engajamento dos colaboradores e para os resultados da organização. Hojeé tempo de testar, adaptar, mudar, testar de novo… buscando sempre as melhores opções para o seu negócio, sendo cada vez mais estratégico efundamental para a organização!
Por: Veronica Knaut para RH ON! Consultoria Online
