A gentileza nos ambientes corporativos

“Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas.
A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem mávontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada.”

Você já parou para observar se você é gentil?

Toda vez que escrevo, deixo a minha intuição dar rumo ao tema que vou escrever e tenho por principio escrever apenas o que eu acredito, que fazsentido para mim.

Hoje me veio o tema gentileza! Confesso: achei estranho! Mesmo assim preferi não ignorar esse tema, e aos poucos a ideia foi tomando corpo e euadorei escrever sobre ele.

O aprendizado em relação ao ato de ser gentil é um dos temas que está comigo há alguns anos. Venho trabalhando em mim o ato de ser gentil eprincipalmente o de receber a gentileza.

É comum você identificar atos de gentileza no ambiente corporativo?

Não muito, né?

Antes de entrar no ambiente corporativo, quero trazer uma visão da gentileza no nosso dia a dia.

A gentileza está na forma como você lida com as pessoas, na forma como você fala, como você lida com os alimentos, com o seu trabalho, na execuçãode uma atividade.

Gentileza está na forma como você lida com os animais, na forma como você trata o nosso planeta. A gentiliza está nos seus atos e ações.

Descontar os nossos medos, traumas e frustrações nos nossos colegas de trabalho, no trânsito, nos nossos familiares, nas nossas crianças, nos animais,no nosso querido planeta, não são atos de gentileza.

As nossas crianças são uma esponja de aprendizado. Elas imitam e observam tudo o que fazemos, a forma como falamos com elas, de como a pegamosno colo, como a vestimos. Esses exemplos serão referência para o adulto que ela será. E se você pratica a gentileza com ela, ela aprenderá a ser umadulto gentil.

E no trânsito? Nós brasileiros não somos muitos gentis quando se trata de trânsito, pedestres, engarrafamentos, em dar a vez.

Ser gentil é também aceitar a gentileza. Pois é, aceitar uma gentileza muitas vezes é mais difícil do que praticá-la, pois para muitos pode parecer sinal defragilidade.

Lembro-me de uma situação que ocorreu em um passeio de final de semana. Fomos a um desses restaurantes que tem animais e passeios de trator. Opasseio nos levava até um rio. No retorno, vi que duas meninas estavam incomodadas com as sandálias sujas de terra, eu me ofereci para pegar ossapatos delas e lavá-los no rio. A mãe das meninas, ao me ver com as sandálias, ficou incomodada e não deixou-me fazer essa ação, que para mim eratranquila e até me dava uma sensação de fazer o bem. Ela não aceitou a minha ação de gentileza.

Outro exemplo de receber a gentileza ocorreu comigo e com meu marido em um shopping. Queríamos tomar um café em uma dessas lojas famosas dechocolate. A loja estava cheia e com apenas uma mesa vazia. Olhamos para ela ao mesmo tempo que uma moça foi sentar. Segundos depois, ela veio aténós e ofereceu a mesa. Fiquei surpresa com a gentileza dela e, obviamente, sem graça. Igualmente sem graça do exemplo da mãe acima. Depois dealgumas palavras, aceitamos o convite e fomos sentar com ela.

E no ambiente de trabalho? Como ser gentil?

Para mim, a gentileza no ambiente corporativo está:

  • No retorno ao candidato que participou de um processo seletivo.
  • No trato igual para todos os empregados da empresa, não importa a posição que ocupam.
  • Na valorização do trabalho de todos.
  • No cumprimento sincero de um “Bom dia”.
  • Na aceitação das diferenças.
  • Na empatia pelo que o outro possa estar passando.
  • No feedback construtivo.
  • Na atenção que você dá a uma solicitação de um par, chefe ou subordinado.
  • Quando o líder respeita o tempo da sua equipe em solicitações que, para ele, são urgentes.
  • No respeito ao agendamento das salas de reuniões, não importando o nível hierárquico.
  • No cumprimento dos combinados e prazos.
  • Na gratidão pelo tempo que o outro dispôs para atender a uma necessidade sua.
  • No reconhecimento de um erro ou de uma falha.
  • Está no calar, quando a argumentação não levará a lugar algum.
  • No oferecer ajuda e, também, em aceita-la.
  • No reconhecimento de um bom trabalho.
  • No elogio.
  • Entre tantos outros exemplos.

A gentileza está nos pequenos e grandes atos e ela tornará os nossos ambientes de trabalho mais leves e agradáveis de estar.

Seja gentil e aceite a gentileza!

Sucesso e gratidão!

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