Ser líder não é tarefa fácil, principalmente quando essa liderança surge como uma grande oportunidade de carreira, porém não vem acompanhada detreinamentos e apoio para o dia a dia da gestão.
Então, fique atento aos erros que mais ocorrem no processo de liderança para não os praticar:
- Achar que os funcionários tem as mesmas informações você. A comunicação costuma travar quando os líderes acreditam que as pessoas já sabemsobre o que precisam fazer, ou que sabem pelo momento/desafios que a empresa está passando, ou sobre um procedimento novo. Lembre-se,comunicação é essencial!
- Não falar sobre o baixo desempenho do colaborador: Evitar dar feedback impede que o funcionário evolua, que tenha chance de fazer melhor.
- Confiar em só uma pessoa da equipe: Possuir um braço direito na equipe está ok, mas delegar só a ele as tarefas…hum… sobrecarrega e desmotiva,além de deixar o restante da equipe sem a chance de aprender algo novo e se desenvolver.
- Deixar de alinhar as tarefas com o propósito da empresa: Isso torna a equipe operacional demais, faz com as atividades fiquem descoladas donegócio, além de não engajar o funcionário.
- Puxar para sí as atividades da equipe acreditando que está ajudando nas entregas: Se isso ocorrer de forma constante, quer dizer que o líder estána sua zona de conforto, que volta a ser um bom especialista, deixando a gestão de pessoas e estratégias de lado para fazer o que ‘sabe’(autosabotamento).
Lembre-se ao aceitar o papel de líder automaticamente está aceitando as responsabilidades acompanham o cargo. Mas se está sentindo pesar estedesafio, procurar apoio para assumir essas responsabilidades é um ato de respeito com sua carreira e com seus funcionários.
Nós temos treinamento e mentoria para líderes, entre em contato no nosso whatssapp e te explicamos como funciona.